A importância de novos caminhos para os pedagogos faz-nos pensar que o que nos espera pela frente pode trazer muitos desafios e, às vezes, até mesmo inseguranças e medos. É como ter que cruzar um caminho tomado pela neblina. Sabemos que o caminho está ali, mas nossos olhos não nos permitem enxergá-lo com nitidez, pois há uma forte névoa que o encobre. Portanto, a saída é acreditar que somos capazes de seguir, de tentar, de transformar, usando o que nos é mais nato: a sabedoria, o equilíbrio e a emoção.
Para caminhar por novos horizontes entre a neblina é necessário aguçar todos os sentidos: a audição, o olfato e o tato. Como ferramenta temos a sabedoria e o conhecimento já aprendidos. Assim sendo, os desafios podem indicar o crescimento e as mudanças nesses caminhos e para atingi-los é preciso ter confiança e acreditar que acertando o caminho não haverá mais neblina.
O horizonte se torna claro e sol volta a brilhar e o que fica é a certeza de que é possível vencer as dificuldades sem se deixar derrotar por elas. Este, é, portanto, um novo caminho da Pedagogia Hospitalar, que nos apresenta muitos nevoeiros e novos desafios, mas a certeza de que ao final, tudo ficará transparente.
Autora: Anna Maria Nascimento Damiani